SALA DE LEITURA

Olá, esta página é destinada para a divulgação de todas as atividades de leitura realizadas na Escola Teotônio Vilela. Boa leitura!

No último bimestre do ano, os alunos do 6º ao 8º ano farão a última prova escrita, a partir da leitura de um livro paradidático. Livros escolhidos e lidos, agora chegou a hora de compartilhar com outros colegas da escola e colegas virtuais mundo afora quais livros vocês leram, como são as histórias, se gostaram dos livros etc.

IMPORTANTE: A PROPOSTA DA PROVA ESCRITA DO 4º BIMESTRE É A SEGUINTE:

  • Contar sobre a última leitura realizada, fazendo um breve resumo do livro.
  • Dizer quais livros leu para a realização da prova bimestral, e, dentre eles, qual livro mais o marcou, emocionou ou fez pensar, explicando o motivo.
Observação: NÃO VALE UTILIZAR SOMENTE ADJETIVOS, COMO LEGAL, BACANA, MARAVILHOSO ETC. TEM DE EXPLICAR O PORQUÊ.

BOA SORTE!


62 comentários:

  1. ``A BOLSA AMARELA``

    O livro ``A BOLSA AMARELA`` foi escrito por Lygia Bonjuga, e é escrito em prosa. Conta a historia de uma menina chamada Raquel, uma menina imaginativa e sensível que tem três grandes desejos: ser adulta, ser menino e ser escritora.
    Ao longo da historia ela vai fantasiando um jeito melhor de passar por essas situações e conta com a ajuda de vários amigos imaginários. Ela tem uma família que não a deixa opinar em nada, e uma tia que mandava coisas tais como roupas, sapatos etc; mas nunca davam nada para ela, só davam as coisas para ela quando estavam bem acabadas, mas nesse dia eles deixaram uma bolsa que acharam feia no chão.
    Raquel gostou da bolsa amarela, pois era uma cor que ela gosta e por que era grande, cabiam todos os seus desejos. Com essa bolsa ela passa por diversas situações, engraçadas, constrangedoras e varias outras situações.
    Pelas situações que vai passando, Raquel vai amadurecendo, os desejos de ser menino e adulta vão passando, só o desejo de ser escritora é que não passa. Assim enquanto vai crescendo ela pensa em encarar o mundo.

    Aluna: Vitória Dias
    Turma: 1801

    ResponderExcluir
  2. Ali Babá e os Quarenta Ladrões

    O livro que eu li é de Carlos Heitor Cony; o nome dele é Ali Babá e os Quarenta Ladrões - as mil e uma noites. Ele conta a historia de um pobre lenhador que um dia estava trabalhando e viu uma enorme roda de poeira. Quando a poeira abaixou um pouco, ele resolveu se esconder numa arvore, porque lá de cima dava para ele ver tudo e foi quando ele viu vários homens, então ele imaginou que eles eram ladrões, foi quando ele viu os ladrões vindo de cavalo com vários sacos, logo pensou que naqueles sacos havia ouro ou prata e resolveu espionar lá de cima.
    Aí os ladrões falaram umas palavras mágicas, e as rochas começaram a se abrir e ele gravou as palavras mágicas e quando os ladrões foram embora ele falou a palavra mágica e quando ele se deparou com muitos sacos. Ele ficou louco e resolveu pegar seus três burrinhos e pegar um pouco daquele ouro com o objetivo de levar para casa.
    Quando ele chegou em casa, sua mulher viu aqueles sacos cheio de ouro e imaginou logo que seu marido era um ladrão, mas ele explicou tudo para ela, e eles resolveram esconder o ouro. Ela foi pedir a medida para a cunhada e ele ficou cavando o buraco na sua sala de casa.
    Quando ela chegou à casa da cunhada e pediu a medida, a cunhada, que era muitos curiosa, ficou querendo saber para que ela lhe pediu a medida, por isso resolveu colocar cola no fundo da medida. A mulher de Ali, inocente, pegou a medida e foi esconder o ouro e quando acabou não percebeu que no fundo da medida tinha uma moeda de ouro no fundo e foi entregá-la para a cunhada. A cunhada foi logo ver o que ela tinha medido e viu a moeda de ouro. Quando seu marido chegou, contou para ele que seu irmão é podre de rico, que ele se finge de, mas ele não acreditou.
    Ele ficou curioso e foi saber de onde que o irmão estava arrumando tanto ouro e resolveu ir lá na casa dele para tirar satisfação. Ali contou seu segredo para seu irmão, que foi correndo com dez camelos roubar o dinheiro, mas quando ele ia embora, esqueceu as palavras mágicas e os ladrões chegaram e cortaram ele em quatro pedaços para ninguém mais além dele saber o segredo, sem saber eles que Ali também sabia.


    Nome: Leonardo Pedro dos Santos
    Turma:1803

    ResponderExcluir
  3. “As Batalhas do Castelo”

    O nome do livro que li é “As Batalha do Castelo” do autor Domingos Pellegrini. O livro conta a história de um bobo da corte que virou duque.
    A história se passa na Idade Média, contando a vida de um bobo que virou duque ou bobuque. O Rei está morrendo e fala para o bobo que ele não seria mais bobo de ninguém e dá um papel para ele dizendo que ele seria duque com direito a tudo. O príncipe mas velho lhe deu o Castelo do Canto, e deu uma tropa de animais e umas pessoas escolhidas a dedo. Mas o príncipe foi bem esperto e deu animais muito doentes e pessoas muito doentes, velhos, crianças órfãs e doentes e para completar bobuque ainda chamou presos para ir com eles, no meio do presos tinha um poeta.
    Agora vou falar das partes que gostei: quando os meninos e meninas mais velhos ganharam nomes: os dos meninos eram sexta, sábado e domingo; os das meninas eram flor, fruta e primavera. Gostei também quando o soldado deu um tiro de arco e flecha no gavião, quando o gavião iria levantar vôo, o sábado pulou no bicho para ele não fugir, depois o sexto pulou e brigou com o animal até morder o pescoço do gavião. Os dois ficarão bem machucados.
    Eu parei de ler na parte que o bobuque estava conversando com um mercador sobre o Castelo do Canto. O mercador falou que o castelo tinha cobras, largatos e sombras.

    Nome: Marcus Vinícius Torres de Oliveira
    Turma: 1801

    ResponderExcluir
  4. “Bisa bia Bisa bel”

    O meu resumo é sobre o livro de Ana Maria Machado, o nome dele é Bisa Bia Bisa Bel. Fala sobre o relacionamento de sua bisneta com sua bisavó, fala sobre a imaginação das crianças.
    O livro conta a historia de Isabel, uma menina muito sonhadora, que ao fazer uma arrumação com sua mãe encontra o retrato de sua bisavó Beatriz e resolveu ficar com ele e acabou o perdendo. E através de sua imaginação fértil, ela começa escutar a bisavó como se ela estivesse com ela, dando-lhe conselhos.
    Quando a mãe de Isabel pede o retrato e ela percebe que não está mais com o retrato, Bia resolveu dizer que ele virou uma tatuagem e por isso havia sumido, mas sua mãe não se importou muito. Depois disso, Bisa Bel, sua bisavó, continuou falando com ela, dando conselhos e vivendo muitas aventuras sem sair do colégio e nem mesmo de sua casa. Depois de algum tempo ela começa a ouvir outra voz que diz ser a bisneta de Isabel: Beta. A partir daí as três conversam muito e no final da historia Isabel acaba descobrindo que havia esquecido o retrato na sala de aula e que sua professora o havia guardado e assim termina a historia.

    Nome: Evania Lourenço
    Turma: 1801

    ResponderExcluir
  5. “Comandante Hussi”

    Estou lendo um livro na minha escola que tem como titulo “Comandante Hussi ”. O livro fala de um garoto que se chama Hussi, que vive a experiência de guerra, depois que perdeu sua bicicleta .
    Hussi é de uma família muito pobre e tem três irmãos. Depois que teve de deixar a sua bicicleta, Hussi só queria saber de guerra.
    A parte que eu não gostei foi quando ele perde a bicicleta e faz a maior guerra, começou a ficar revoltado e entrou no mundo do crime. Tudo para ele era guerra.
    Ao ler esse livro, percebi que as pessoas são muito frágeis e capazes de serem influenciadas por tão pouco. Nunca pensei que a perda faria alguém se revoltar ao ponto de entrar no mundo do crime.

    Nome: Àlyr Pereira
    Turma: 1801

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mt obg tava precisando desse resuminho para uma ficha literaria :p

      Excluir
    2. vc sabe quantos anos ele tinha?? O.o

      Excluir
  6. “Menino do Engenho”

    O livro fala de um menino que morava com a mãe e o pai, que estavam sempre discutindo por causa de ciúmes. Um dia ele acordou e escutou barulhos no quarto dos seus pais e viu a sua mãe morta e seu pai estava em cima dela e todo aquele pessoal estava olhando pra mãe dele. O pai dele foi preso. No primeiro dia ele foi dormir e começou a sentir a falta do carinho da mãe.
    Depois de três dias o seu tio Juca levou ele para o engenho do seu avó. Era um lugar lindo e sua mãe sempre falou bem desse lugar. Na viagem para chegar ao engenho ele ia observando o caminho e encontrou uma moça que perguntou sobre a sua mãe, então ele começou a chorar.
    Quando ele chegou no engenho do seu avó, conheceu os meninos que trabalhavam lá. A írmã da sua mãe o beijou como sua mãe. Ele conheceu sua prima Lili. Os dois eram como os melhores amigos até que um dia uma mulher chegou perto dele e disse: sua prima está mal e ele foi correndo atrás dela e no dia seguinte soube que sua prima morreu.
    O que eu mais gostei foi quando o menino aprendeu a ler. Depois de muito tempo, quando ele virou um homem, pegou uma doença venérea. Então o avô dele o mandou para o colégio interno.
    O livro fala do tempo da escravidão e das coisas que aconteciam nesse tempo, na Paraíba.

    Nome: Maria Vitória Gomes
    Turma: 1803

    ResponderExcluir
  7. “Nem namoro nem amizade”

    O livro que eu li se chama “Nem namoro nem amizade”, o nome da autora é Ana França Suzuki. A história desse livro é muito interessante, ele fala da nossa adolescência, como a gente se sente e várias outras coisas que acontece com os adolescentes.
    Fica “paradona” como uma abóbora, era o desejo de Renata após a morte do namorado Marcelo, causada por consumo excessivo de drogas. Mas a necessidade de viver a faz acatar a sugestão da amiga Stella de mandar uma mensagem no ar, em um programa chamado “Namoro na Rádio”.
    Assim ela conhece Renato, que tem muito a ver com o seu jeito, mas não quer saber nem de namoro nem de amizade. E o pior é que ele deixa isso bem claro, logo no primeiro encontro. Na verdade, só a procurara para que ela cuidasse por uns tempos de seu cão.
    A parte que eu mudaria, seria a parte em que ela fala do namorado Marcelo que ele morreu por causa do uso excessivo de drogas. Ela demora muito tempo para esquece isso.
    Eu mudaria essa parte porque mexeu muito com a Renata. Ela ficou muito triste e muito solitária, e demorou muito tempo para ela esquecer o que aconteceu com o Marcelo.



    Nome: Beatriz Ramos dos santos
    Turma:1801

    ResponderExcluir
  8. Operação Buraco de Minhoca

    O nome do meu livro é Operação Buraco de Minhoca. Esse livro conta a história de 14 jovens que nasceram para viver em outro planeta e salvar a raça humana. Para fazer isso eles precisam ser rápidos, velozes com a nave, sem achar um buraco de minhoca, se não eles podem voltar no tempo ou morrer. O buraco de minhoca era muito falado pelos cientistas.
    Um desses jovens acabou indo para o passado. Ela tenta assim salvar o mundo. Falam mau dela por causa disso.
    Os outros se instalam nos buracos coloridos que se espalharam pelo o chão. Sossegaram e também se sentaram. Um clima de curiosidade se espalha no chão. “ Vocês fazem parte de uma missão de grande importância. Nasceram e foram criados pelos buraco de minhoca.”

    Nome Maurício Conceição da Silva
    Turma: 1803

    ResponderExcluir
  9. “RODA MUNDO”

    O livro que eu peguei é muito legal. Eu gostei muito do livro, o nome dele é Roda Mundo, autora é Fany Abramovich. O livro fala sobre uma caminhada por Paris na primavera e a cidade inteira floria encantada olhando para os pequenos vasos de varonias dependuradas nas janelas as arvores chegou aos jardim de Luxemburgo pareciam ainda mais belos do que na segunda – feira.
    Curiosa, seguiu com um olhar algumas pessoas. Duas tal hilas com impecáveis coques e corretos tailleur uns tanto namorados, crianças de olhos arregalados, hela sorria divertida quando levantou-se de repente, dobrou por uma ruela quase escondida e deparou-se com uma charmosa pracinha. para saborear umas das cerejas deliciosas que comia deslizava e tudo fazia no mesmo ritmo .andar Jean marca pulou da cama assobiando .rapidamente, fez seus exercícios de ginastica. Cuidadosamente, conferiu todas as gavetas, que estavam bem fechadas, se nenhuma roupa ficaria fora do armário.

    Trabalho: Mirelly Correia
    Turma: 1801

    ResponderExcluir
  10. ''O FANTASMA DA TORRE ''

    Este livro ''O FANTASMA DA TORRE'', da autora 'GISELDA LAPASTA NICOLELIS, conta a história de um casarão velho, que agora é chamado de castelo. Vou lhe contar essa história.
    Voltando as aulas, dois jovens gêmeos do mesmo colégio, um se chama RODOLFO e o outro se chama ROBERTO, jovens de dezessete anos e sua irmã, RAQUEL, de quinze anos, receberiam na sua casa uma garota Norte-Americana para fazer um curso no Brasil. A garota se chama MARY ANNE, uma jovem de quinze anos, muito bonita, que gosta bastante de disco laser de músicas Norte-Americanas de sucesso, e também é apaixonada por samba.
    Esses três jovens gostavam muito de sair juntos. Ao lado da casa deles tinha um casarão que as pessoas chamavam de castelo, mas os jovens falavam que daqui a algum tempo, o casarão vai virar um museu.
    Daí entraram uns jovens que vão ajudar os três jovens a entrar no castelo. Será que eles vão conseguir entrar no castelo? Vamos dizer que esse vai ser um mistério do meu resumo.

    Nome: Edivânia de Farias Lima
    Turma: 1803

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ gostei muito do resumo, minha prova é amanhã , fiz 7 vezes esse resumo e hoje de manhã fui perguntar para ela se estava bom e ela disse q precisa ser melhor pf me ajudaaaaaa

      Excluir
  11. "O leão da noite estrelada"

    Foi uma noite e tanto, os animais da floresta pararam de orelha em pé. Deixaram de fazer tudo que estavam fazendo. Os bichos sabiam que iria acontecer alguma coisa. E tudo ficou em silêncio. Uma luz brilhou no céu: primeiro frágil e insegura, e depois densa.
    Os animais, escondidos nas tocas, viam tudo que se passava. Embaixo, então a árvore das flores andava de um lado para o outro.
    O leão encontrou a leoa suja de sangue, pois acabava de nascer um leãozinho.
    Quando um bicho grande sente fome, sai da toca, fica escondido, fareja o ar, ataca, derruba, mata um bichinho pequeno para comer. O bicho pequeno tem a mesma reação.
    A vida na selva é cheia de mistério. A vida do leãozinho desde quando nasceu parecia especial, sempre brincando, subindo nas árvores. Teve um dia que subiu na árvore e não conseguiu descer, quem lhe salvou foi um gorila; outro dia caiu no rio e quem lhe salvou foi um crocodilo.
    A vida na selva é perigosa, mas o leãozinho sempre estava a salvo porque todos cuidavam dele. O tempo passou, o pai dele morreu e a mãe dele também. A tristeza tomou conta do jovem leão. Certa madrugada, caçadores apareceram na floresta matando os bichos, o leãozinho conhecia a floresta como ninguém, então fugia dos caçadores, até que viu a imagem de seu pai lhe dizendo para não fugir. Ele ficou confuso e resolveu não fugir. Os caçadores atiraram no leão e todos na floresta diziam.
    - Está morto!
    Os caçadores deixaram a floresta felizes e os bichos ficaram assustados mas depois se conformaram.
    No trem estava o leão, mas ele não estava morto, se fingiu de morto. O tiro pegou de raspão. O leão viajava há dias num vagão com outros animais feridos, tentava esquecer a dor, fechava os olhos tentando dormir. O felino e os outros animais foram viver no Gran Circo Don Curro y sus hermanos, e lá no circo o leão foi bem tratado.
    Havia um domador que entrou na jaula onde estava o leão e chicoteava o chão. O leão teve vontade de pular em cima do domador e comê-lo, mas respirou fundo e se acalmou, como se seu pai estivesse dizendo para ele obedecer.
    O domador percebeu que o leão era esperto e ensinou tudo para ele sobre espetáculos, e o leão se tornou a grande atração do circo, ganhou fama e todos queriam vê-lo. O leão estava cansado daquela vida, queria fugir, mas não conseguia.
    Um dia apareceram uns fiscais e levaram o leãozinho para um zoológico. O dia no zoológico para o leão era entediante ali trancafiado, rindo e tirando fotos. Ele sentia muita falta da sua vida na selva.
    O leão inventou um jeito de se divertir, fingia que estava dormindo, quando as pessoas chegavam perto da grade ele arreganhava os dentes e as pessoas saiam correndo assustadas deixando tudo para trás.
    Ele fez muitos planos para escapar: primeiro conquistar a amizade do funcionário da comida e depois devorá-lo; segundo fazer números que ele tinha aprendido no circo para distrair o rapaz da limpeza da jaula para deixar a portinhola aberta e fugir; terceiro cavar um buraco no chão à noite e cobri-lo de dia com pedaços de madeira para virar um túnel para ele escapar. Quarto era raspar o cabelo para parecer com um leão-marinho e o funcionário da comida entraria na jaula e ele o devoraria.
    Mas o leão tinha pressentimentos de que não deveria fazer nada, desanimado com a vida. Se ele estivesse vivo ou morto não fazia mais importância. Certa noite a imagem de seu pai parecia furiosa com ele.

    Nome: Hellen Souza
    Turma: 1803

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. explique o titulo do livro pfv, estou precisando para uma ficha literaria

      Excluir
  12. Guardachuvando doideiras
    Ali, naquela pequena cidade serrana, aconteciam gargalhadas. Porque Dito era assim, ria de tudo, sobretudo dele. Dito tinha treze anos e inventava, inventava, ria e gargalhava. Hoje Dito tem noventa e nove anos, mas já teve treze anos, conta e conta-recorda, com a mesma gargalhada.
    Dito tinha uns treze ou quatorze anos e morava em Petrópolis, como ainda mora hoje. Ele era um garoto pobre e sem guarda-chuva, tinha uns treze ou quatorze anos e estudava numa escola noturna e trabalhava numa loja durante o dia. E diz que era duro ir pra escola, ir pro trabalho, pois a volta para casa não era mole sem guarda-chuva num dia chuvoso.
    No dia seguinte o sol brilhava e resolveu na folga do almoço ir até a estação de trem. Chegou à estação ferroviária e foi para perto de um balcão onde havia uma tabuleta de achados e perdidos. Atrás da tabuleta, uma senhora gorda fazia tricô. Ela parou de trabalhar e perguntou se ele desejava alguma coisa e ele respondeu que estava procurando um guarda-chuva. E a senhora gorda perguntou como era o guarda-chuva dele e ele respondeu que o guarda-chuva era preto e tinha um cabo de bambu. E a senhora foi procurar o guarda-chuva, e ele pegou um guarda-chuva preto com cabo de bambu.
    Passaram-se dois meses e o dono da loja onde Dito trabalhava lhe chamou e disse que sua loja iria para o Rio de Janeiro, e que gostaria que Dito fosse com ele porque era um garoto muito honesto e trabalhador, e Dito aceitou! Viajar de trem todos os dias? Que farra, que coisa fantástica! E viajou feliz, feliz dando risadas de contente e com seu guarda-chuva.

    Nome: Thaiz Elias Martins
    Turma: 1803

    ResponderExcluir
  13. “O segredo do colecionador”

    Neste fim de semana, li um livro chamado “O segredo do colecionador”, que tem como autora Ana Cristina Massa. Neste livro tem apenas uma história, que fala sobre cinco amigos muito íntimos que eram da mesma escola, eles formavam um grupo chamado “os invencíveis”, que tinha como líder Eugênio, o “Gênio” estudioso e observador. Ele adora computadores, programas, internet... e novos desafios.
    Os integrantes do grupo são: Marco – que era chamado de goma por que adorava mascar chicletes; Isadora (Isa) – “meio chatinha, meio mandona, mas era muito gente fina”; Jonas – artilheiro do time e era o preferido das meninas; e Sofia – irmã de goma, amiga da Isa e namorada de Jonas.
    Bom, um dia começou a aula e todos estavam ansiosos com a chegada de um novo professor de história. Gênio começou a observar o professor que tinha uma pasta esquisita e velha e começou a investigá-lo, e chegou até a seguí-lo.
    O professor que tinha o nome de Marcílio(de apelido Marc.) tinha um valioso papel em sua pasta, uma espécie de “mapa”, que indicava onde estava o manuscrito verdadeiro de Vasco da Gama: Jardim Botânico, ou seja, na Quinta da Boa Vista.
    Gênio o seguiu até a Biblioteca Nacional, chegando lá o viu conversando com um historiador, que, na verdade, era um ladrão de histórias patrimoniais. Depois de algum tempo investigando, Gênio descobriu isso e contou para o Marc. e chamou um policial que era seu amigo. Marc. contou tudo sobre ele e a história do manuscrito.
    Um dia decidiram sair saber mais dos bandidos disfarçados, foi quando um reconheceu Marc. e o sequestrou para tentar roubar o “mapa” ou alguma informação sobre o manuscrito. Antes de ser levado para dentro de um carro, Marc. deu o mapa nas mão de Gênio e mandou-o correr.
    Gênio e seus companheiro começaram a investigar e descobriram que o manuscrito tinha ligamento com a Tétis, uma deusa filha do céu e da terra, irmã e esposa do oceano. Enquanto isso, Marc conseguiu fugir do cativeiro, os companheiros ajudaram a prender os bandidos. Já os manuscristos... Para saber dos manuscritos, só lendo o livro.


    Thiago Autieres Barbosa Gomes.
    Turma: 1.801

    ResponderExcluir
  14. Maria Poliana

    O meu livro se chama Maria Poliana, do autor Lino De Albergaria. Eu entendi que Maria Poliana se matriculou em uma escola, era nova na classe e que na hora da chamada a professora, que se chamava Claudia, chamou seu nome e Maria Poliana não respondeu. Chamou de novo e nada de Maria Poliana responder. Outros alunos apontavam para a menina, mas ela não gostava do nome dela, tinha inveja do nome das amigas, por exemplo, Renata, Luiza, nomes normais.
    Certo dia ela foi para casa da Luana, que era muito legal com ela, emprestava borrachas perfumadas, canetinhas coreanas etc. A mãe de Luana até que era simpática, mas quando viu o pai da Luana, ela estremeceu. O pai dela era o homem mais bonito que ela tinha visto, e aquele que um minuto atrás parecia artista de novela de olho azul da mesma cor da camisa zombou do nome dela. Ela teve que aturar o pai de Luana até que sua mãe viesse pegá-la.
    Quando chegou a casa, soltou a raiva e deixou de propósito as calcinhas e as meias no chão do banheiro para chatear a mãe, e a mãe disse que ela podia tomar cuidado com suas coisas e Poliana disse que estava cansada e que as coisas eram diferentes na época do pai.

    Nome: Larissa França
    Turma: 1801

    ResponderExcluir
  15. Uma História de Amor


    O livro Uma História de Amor foi escrito por Carlos Heitor Cony. Com cento e quarenta e uma páginas ele consegue expressar o amor entre um homem e uma mulher(Henrique e Helena). O narrador é o próprio personagem, seu nome é Henrique.
    Henrique é um menino muito pobre que ajuda sua mãe, costureira, mas ele não pode pagar o ginásio e nem sua mãe, e trabalha para poder pagar um banco no fundo da sala. Ele era zoado e acusado de tudo que acontecesse na sala. A filha(Helena)da família Rezende(a família mais rica da região)é a única que não era preconceituosa com Henrique, porém tudo o que diz querendo defendê-lo o magoa. Eles estudam juntos e aos poucos vão se apaixonando; depois de anos já perto da formatura acontece uma coisa terrível.
    Os dois estão apaixonados. Já sabendo disso, a família Rezende não gosta nada da ideia e decide se mudar para São Paulo e Helena e Henrique têm uma última noite de sonhos. Foram para São Paulo. Henrique decide ir para lá com sua mãe, mas ela morre.
    Ele continua sofrendo muito e é acusado de ser cúmplice de assalto, mas ele passa por cima, ganha dinheiro com sua profissão e sociedade com o patrão. Eles se reencontraram, agora com dinheiro Henrique e Helena se casam e tem uma filha e vivem juntos para sempre o amor eterno.



    Vitória Milena de Lima Gonçalves
    1801

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito do resumo do texto do leonardo pedro dos santos,Sobre a historia Ali Babá e os Quarenta Ladrões.
    Muito legal

    Guilherme vidal tavares T:1803

    ResponderExcluir
  17. Nao foi muito bom,pois ja no começo vc ja conta a
    historia do livro.
    Para Marcus Vinicius, que escreveu o livro ´´ÁS BATALHAS DO CASTELO´´

    ResponderExcluir
  18. ela foi muito bom no texto mais ela esta contado o
    livro esta muito bom o nome do livro é o Menino do engenho NOME :MIRELLYCORREIA DE LIMA

    ResponderExcluir
  19. O resumo do livro a "Roda Mundo",por por Mirelly Correia está muito bem escrito porém o começo diz que gostou do livro e achou ,muito legal e conta a história,deveria ter dito como foi escrito e mais explicado fora isso está muito bom.

    ResponderExcluir
  20. Eu achei muito interessante o texto da Viótria Milena (1.803),a história é perfeita ,mas só uma coisa que eu não gostei muito foi na parte da história que os dois sabiam que se gostavam e não se casaram porque a família não gostou porque ele não tinha dinheiro era um rapaz pobre.
    Fora isso eu achei muito interessante mesmo ,e quero ler este livro pra saber está história detalhadamente !
    Beijinhoos.
    Ester B. de Souza (1.803)

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei do resumo do Mauricio conceiçao porque
    o dele e bem interesante fala de planetas e varias coisa interesante

    nome:leonardo pedro

    t:1803

    n:26

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei do resumo do Leonardo Pedro Dos Santos porque o dele e bem interessante fala de O livro que eu li é de Carlos Heitor Cony; o nome dele é Ali Babá e os Quarenta Ladrões.eu achei muito interessante

    ResponderExcluir
  23. Eu achei o texto da Mirelly muito confuso, ela logo de cara começou a falar do livro eu não entendi muito bem .... essa e a minha opinião...

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei muito do texto da larissa de França,ela soube se expressar muito bem .... Ass:Manoela Oliveira Turma:1801

    ResponderExcluir
  25. resumo da larissa frança sinistroo uhu O/

    ResponderExcluir
  26. Para : Mirelly Correia turma:1801

    O seu resumo ficou muito confuso você não soube se expressar direito,não entendi direito oque você quis dizer era pra você exxplicar mais não entendi nada . De:Larissa França turma:1801

    ResponderExcluir
  27. gostei do resumo do
    Thiago Autieres Barbosa Gomes legal msm

    ResponderExcluir
  28. ályr eu adorei o seu resumo ele esta otimo ta mas eu acho que esta faltando um pouco mas do resumo ta... beijinhos ...
    ass:liliane turma:1801

    ResponderExcluir
  29. Luís Henrique Simão da Silva(1801)

    gostei do da Mirelly que o nome do livro é Roda do mundo, Autora Fany Abramovich.Sobre a caminhada em Paris que eu achei bom em um Jardim em Luxemburgo. e Tambem de uma curiosa e depois de namorados a Mirelly boto ela com H na frente acho isso fora o texto bom.

    ResponderExcluir
  30. Bom, quando eu li o resumo do maurício me deu vontade de quebra o computador (Que tédio) poxa eu gostaria de saber quem é o autor do livro,mas ele não postou isso é minha idéia, da próxima vez presta a atenção e diz sobre o livro .

    Bom, em termos de erros ortográficos você não fez feio, mais melhora um pouco ok ... Obrigaado pela a atençâo de todos ...



    Thiago Autieres
    1.801

    ResponderExcluir
  31. o resumo do livro buraco na minhoca ele nao colocou o nome do autor do livro.yan 1801

    ResponderExcluir
  32. a historia da larissa de franca foi muito interesante quer fala sobre o livro maria poliana eu acho quer o livro quer eu gostei muito o ruin foi quim ela falou quim foi um quim ela intendeu e isso foi muito errado.eu acho quer naõ teve nenhun erro.
    taina rodrigues da silva turma:1801

    ResponderExcluir
  33. eu li o resumo do thiago , acho que ele foi muito bem consigui resumir a historia como poucos , acho que ele colocou todas as informações nessesárias e mostrou que sabe fazer um resumo . !

    Gleicyellen
    1.801

    ResponderExcluir
  34. Thiago , você esta de parabens gostei muito do seu resumo .

    Thais - 1801

    ResponderExcluir
  35. o resumo da Beotriz Ramos ele e muito bom o nome do livro se chama (nem namoro nem amizade) eu adorei... beijinhos
    LILIANE

    ResponderExcluir
  36. o resumo da Beatriz Ramos ele e muito bom o nome do livro se chama (nem namoro nem amizade) eu adorei... beijinhos ♥♥♥

    LILIANE turma: 1801

    ResponderExcluir
  37. Eu achei o resumo da aluna Larissa Araujo sobre o livro "Maria Poliana", um pouco ruim, pois não explica direito a historia e me deixou confuso diante dos fatos que ocorrem na historia e pra mim não designa um começo,meio e nem fim.

    Gabriel Freire
    1.801

    ResponderExcluir
  38. Eu gostei do resumo da Larrissa Araujo fico legal ela soube dizer um pouco sobre o livro que escolheu fico 10 *-* [=
    obs:na proxima escolhe outro livro
    Marcelo Horacio

    ResponderExcluir
  39. O resumo do Marcus Vinícius está bom, mas ele falou pouco sobre o livro na segunda parte do resumo ele diz de que parte ele mais gostou mas deu poucos detalhes sobre isso.

    Matheus Gomes - 1801

    ResponderExcluir
  40. Thiago Ta de Parabens Por seu Resumo Muito Bom XD

    Turma:1801 Nome Levi

    ResponderExcluir
  41. Olá, turmas.
    Estou gostando dos comentários, mas vocês precisam ser mais detalhistas em suas análises. Não adianta dizer que algo é bom ou ruim, temos de dizer o porquê. Esse é o nosso desafio: sair do achismo e partir para a argumentação. Já conversamos sobre isso.
    Além disso, prestem atenção na correção gramatical. Sabemos que a internet é um espaço informal e com linguagem própria, mas não fica bem analisar o texto de alguém e falar das inadequações da pessoa, quando você também não dá o exemplo, não é?
    Continuem fazendo comentários. O blog é de vocês.

    ResponderExcluir
  42. Comentários: Leonado Pedro, seu resumo está bem detalhado. Como você não acabou ainda de ler o livro, isso vai lhe trazer um problema, ele ficará grande demais. Para resolver isso, você deve resumir o seu resumo. Por exemplo, responda as perguntas básicas: quem são as personagens? Onde se passa a história? Qual é a situação inicial? O conflito? O clímax e o desfecho?
    Não é preciso esmiuçar muito. Você conta detalhadamente como o irmão e a cunhada de Ali descobrem o ouro. Não precisa. Deixa essa informação para quem for ler o livro. Basta você dizer: O irmão de Ali Baba e sua esposa, que era muito curiosa, acabam descobrindo o tesouro e Ali se vê obrigado a contar o segredo para eles.
    Outros pontos importantes: há muitos erros de ortografia. Não sei se são de digitação ou se foi falta de atenção. O importante é lembrar de que o trabalho deve ser revisado antes de ser entregue para a professora.
    Você também teve um problema de discurso. Até o final do penúltimo parágrafo, a sua postura era de alguém que estava falando sobre um livro. Em um determinado momento, você passa a contar a história como se fosse o narrador da história. Isso é um problema grave. Fique atento.
    Faça as alterações necessárias e seu resumo ficará ótimo.

    ResponderExcluir
  43. gostei basicamente de todos mais eu achei que a larisafrança da turma 1.801 não se espresou muito bem.
    se ela fissese algumas alterações com certeza melhoraria.

    andressafeitoza 1.801

    ResponderExcluir
  44. Eu gostei do da aluna Evania Pereira , ela se espreçou bem no que ela escreveu seu resumo na minha opinião esta otimo e o da aluna Beatriz Ramos e Alyr Pereira estão bons pois elas também espreçaram muito bem suas opinioês .
    Elaine Oliveira Turma: 1801

    ResponderExcluir
  45. Eu gostei de todos , oque mais me chamou atençao foi o resumo da Evania Pereira esta otimo . O resumo da Ályr Pereira também esta bom .
    Beatriz Ramos Turma:1801 .

    ResponderExcluir
  46. Eu gostei de todos porque todos se esforçaram muito para fazerem um oitmo resumo e todos estão de parabéns , mais o que eu mais gostei foi das minha amigas Beatriz Ramos , Ályr Pereira o delas estão otimos adorei se espreçaram muito bem .
    Evania Pereira Lourenço , Turma :1801

    ResponderExcluir
  47. Amei o texto do Thiago Autieres, ele arrasou como sempre :D

    ResponderExcluir
  48. Meninas, não vale ficar rasgando seda. Olha lá, hein.

    ResponderExcluir
  49. Olá meus amores,
    Eu adorei ler os comentários que foram postados no blog. Estou muito orgulhasa de vocês, continuem escrevendo pois sempre que tiver um tempo eu farei as leituras.

    Beijos!!!!
    Avani Marinho
    Diretora-adjunta

    ResponderExcluir
  50. Estou muito feliz com a dedicação dos nossos alunos. Com certeza receberão os frutos do que tem feito em relação aos estudos.
    Qualquer coisa que precisarem, estou pronto para ajudá-los.

    ResponderExcluir
  51. eu gostei muitoo do livro do Thiago Autieres pq alem de ser da mesma autora do meu livro
    (ana cristina massa), ele conta o resumo muitoo bem e da vantade de ler mais
    meus parabens

    Cristiano Rubens turma:1801

    ResponderExcluir
  52. Evania, estes são os meus comentários sobre o seu resumo:

    Então, o resumo está bom. Para ficar ótimo, faltou você falar sobre o conflito que motiva a história. As três personagens são da mesma época? Pensam do mesmo jeito? Quais são as visões delas sobre o papel da mulher na sociedade? Além de mostrar como é fértil a imaginação das crianças, o livro fala também de um conflito de ideias. Fale um pouco sobre isso no seu resumo e ele ficará perfeito.

    ResponderExcluir
  53. Mulheres de Coragem

    O livro de Ruth Rocha “Mulheres de Coragem” é composto por três contos e os três falam sobre mulheres guerreiras e corajosas.
    E um desses contos fala sobre dois reinos que estavam em guerra, e o rei sabendo que existiam mulheres dentro do castelo inimigo, enviou uma mensagem ao outro rei dizendo que as mulheres podiam passar pelo campo e ainda levar consigo o que tivessem de mais precioso.
    Não demorou muito e saíram as mulheres do castelo levando consigo o que tinham de mais precioso nas suas costas: os seus maridos. Assim elas atravessaram o campo, e os inimigos, impressionados com a sua coragem, não invadiram o castelo e ali mesmo no campo os dois reis se encontraram e a paz foi feita entre eles e todos voltaram para suas casas e castelos.


    NOME: Ester Baptista de Souza
    TURMA:1.803

    ResponderExcluir
  54. O menino no espelho

    O livro é escrito por Fernando Sabino e o personagem principal é Fernando, um garoto de muita imaginação e que vivia em uma casa simples com sua família.
    Esse livro é muito interessante. Ele fala da historia de um menino que vive varias aventuras, como no segundo capitulo que fala de um almoço muito importante que acontecera na casa dele que será oferecido ao Dr. Junqueira. Nesse almoço será servida galinha ao molho pardo, mas Fernando se apega a galinha e a protege, e para protegê-la ele terá que passar por varias aventuras. O que será que vai acontecer? Será que Fernando conseguirá salvar a galinha que ele apelidou de Fernanda?
    Eu recomendo sem duvida nenhuma este livro que é repleto de aventuras e descobertas por parte de Fernando com sua cabeça sempre cheia de ideias malucas. Mais não podemos culpá-lo porque todo menino é assim cheio de ideias.
    O personagem me impressiona pelo fato dele ser pobre, mas ser feliz, isso é uma virtude, o que importava realmente para ele eram os amigos e a família. Esse livro também me deu uma boa lição de como tratar as pessoas, por exemplo, no primeiro capitulo (O menino e o homem) o homem pergunta para Fernando se ele quer saber o segredo de ser um menino feliz para o resto da sua vida? E ele responde que sim. Então o homem diz o seguinte: “O segredo se resume em três palavras: Pense nos outros.”
    Espero poder levar esse pensamento para o resto da minha vida e poder passar para outras pessoas. Se todos pensassem assim, o mundo seria bem melhor.

    Nome: Andressa Feitoza da Fonseca
    Turma: 1.801

    ResponderExcluir
  55. Gostei muito,isso prova que estão crescendo. Estudar é o cominho para o sucesso . A leitura é uma atividade gostosa, porque lendo sua imaginação cria um cenário próprio.

    Parabéns para professora vivi e seus alunos.
    bjs.........
    Bárbara Suely de F. Nepomuceno
    Direção

    ResponderExcluir
  56. Ester(1803)meu nome é Vitória e não "viótria",enfim obrigado por falar sobre meu texto espero que tenha gostado e espero ter dispertado em você a vontade de querer ler esse livro é muito bom.No fim o livro é meio embolado mas no meu resumo eu disse que no fim eles se reencontraram e eles se casam(porque ainda a amor entre os dois e a familia permite pois Henrique ganha dinheiro com sua sociedade e seu trabalho)por favor retorne ao fim se estiver errado me avise porque irei corrigir.Obrigado por comentar e me desculpa se errei alguma coisa.

    ResponderExcluir
  57. O Livro que eu peguei é muito legal chama-se 'Chuva chuva cai cai na minha minha mão'

    ResponderExcluir
  58. o leao da noite estrelada: explique o titulo do livro pfv, estou precisando para uma ficha literaria

    ResponderExcluir